sexta-feira, 9 de março de 2012

Pteridophyta - ORDEM FILICALES #


Filicales é a maior ordem de Pteridophyta e praticamente todas as samambaias mais conhecidas são membros dessa ordem. Podem ser terrestes, epífitas ou rupícolas e apresentarem hábito herbáceo, trepador ou arborescente. O caule dessas plantas é um rizoma sifonostélico que origina megafilas geralmente compostas com grande proporção superfície/volume, permitindo uma eficiente captação da luz solar. Os esporângios de Filicales ocorrem nas margens ou na região inferior das folhas, e estão agrupados em soros que podem ter forma e coloração variada. Os soros, quando jovens, podem ou não ser recobertos por um indúsio, que seca quando os esporângios atingem a maturidade.
Megafilas
Estas samambaias são leptosporangiadas e homosporadas. O gametófito é bissexuado e fotossintetizante de vida livre, apresenta uma forma achatada e geralmente cordiforme, conhecido como protalo, que possui vários rizóides na face ventral. Os anterídios estão localizados principalmente entre os rizóides, enquanto os arquegônios são formados próximos a reentrâncias do protalo. Apesar de os gametófitos serem bissexuados, a maturação de arquegônios e anterídios, frequentemente ocorre em momentos distintos, promovendo a fecundação cruzada. Essa maturação diferencial pode ter um estímulo genético ou químico.
Protalo
Os rizomas e as folhas jovens, báculos, possuem tricomas e escamas de grande importância taxonômica. Bem como os tricomas, a forma e a posição dos soros, a ocorrência ou não de indúsio, e a forma e posição do ânulo, são características importantes para a distinção de famílias ou categorias taxonômicas inferiores. Algumas famílias apresentam folhas dimórficas e são diferenciadas pela localização de trofófilos e esporófilos. A família Gleicheniaceae é característica por apresentar a ráquis com ramificação dicotômica.

 Soros

Báculos  
Báculo 
 Báculo/; Folhas jovens das filicales, uma forma de proteção até que o desenvolvimento das folhas seja completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário